Início » Centro-Oeste » Matrícula Goiânia 2021 Online – Escola Municipal e Estadual: Como fazer

Matrícula Goiânia 2021 Online – Escola Municipal e Estadual: Como fazer

Em Goiânia, capital de Goiás, é possível realizar a pré-matrícula inteiramente online, de modo a acelerar e facilitar a conquista de uma vaga na rede municipal ou estadual para crianças e adolescentes em idade escolar.

Caso você consiga a vaga, você ainda deverá ir para a escola, presencialmente, a fim de entregar a documentação.

Se você é de Goiânia e deseja saber um pouco mais sobre o processo de matrícula na cidade neste ano de 2021, confira este guia completo que preparamos para você!

Como funciona Matrícula Goiânia 2021?

Tanto o cadastramento quando a pré-matrícula online são apenas as primeiras etapas do processo de matrícula na rede estadual ou municipal.

alunos enfileirados em sala de aula

Ao realizar a pré-matrícula, você informa a Secretaria de Educação que seu filho está precisando de uma vaga em uma escola da rede municipal ou em um colégio da rede estadual.

No formulário do pré-cadastro, para ambas as redes, você o preenche com informações pessoais do aluno e da família e indica três instituições de ensino que você deseja que seu filho venha a estudar.

O governo avaliará o caso, levando em consideração a disponibilidade de vagas e o alocará em uma das três informadas.

Após isso, você deverá ir para a instituição na qual ele conseguiu vaga a fim de entregar a documentação e confirmar a matrícula.

Quem deve se matricular?

As matrículas para a rede municipal e estadual são exclusivas para alunos que ainda não estão matriculados. Se o seu filho já está matriculado na rede fundamental, não é preciso refazer a matricula.

alunos estudando

O mesmo se aplica para a rede estadual. Isso porque, nesses casos, a rematrícula já é realizada automaticamente pela secretaria da escola.

A matrícula online é destinada a alunos novos, ou seja, que ainda não estão matriculados.

Confira a seguir cada uma das modalidades de ensino com suas respectivas idades recomendadas:

🟡 Educação Infantil: crianças entre 0 e 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola),

🟡 Ensino Fundamental: crianças a partir de 6 anos completos ou crianças que vão completar 6 anos até o meio do ano em questão (convém informar-se diretamente com a escola),

🟡 Ensino Médio: jovens, geralmente entre 15 e 18 anos, que terminaram o ensino fundamental,

🟡 Educação de Jovens e Adultos (EJA): destinada a jovens e adultos entre 15 e 18 anos que ainda não completaram o ensino fundamental e a cidadãos a partir de 18 anos que não completarem o ensino médio.

Documentos necessários

alunos sorrindo

Os documentos geralmente solicitados para a matrícula em cada uma das redes de ensino são as seguintes:

Rede Municipal

✔️ Certidão de nascimento do estudante (original e cópia),

✔️ 2 (duas) fotos 3×4 recentes do(a) estudante,

✔️ Carteira de vacinação,

✔️ Carteirinha do SUS (original e cópia),

✔️ Comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo, original e cópia),

✔️ Documento de transferência de escola (caso o estudante esteja sendo transferido),

✔️ RG e CPF dos pais ou responsáveis (original e cópia).

Rede Estadual

✔️ Certidão de nascimento/casamento (original e cópia),

✔️ Documento de transferência de colégio (no caso de estudantes transferidos),

✔️ Comprovante de residência com CEP (original e cópia),

✔️ 01 foto 3×4 recente,

✔️ RG e CPF do estudante (original e cópia),

✔️ Documento de identificação dos pais ou responsáveis (original e cópia).

Convém observar que a documentação pode variar de escola para escola e de ano para ano.

É importante informar-se diretamente com a instituição para a qual o aluno foi selecionado a fim de evitar possíveis contratempos.

Prazos Matrícula

Matrícula Goiânia 2021

As datas e prazos para a matrícula na rede estadual e municipal ainda não foram definidos para este ano de 2021.

Porém, uma vez que ocorrem geralmente no mesmo período, podemos prever quando as inscrições e matrículas acontecerão aproximadamente. Vejamos a seguir.

Rede Municipal

🟡 Cadastro antecipado para vagas na rede municipal de ensino: com início no começo de novembro,

🟡 Pré-matrícula: a começar no início de dezembro (para o ensino fundamental) e na metade de dezembro (para a educação infantil),

🟡 Efetivação da matrícula: ainda a ser definido.

Rede Estadual

🟡 Solicitação de vagas na rede estadual de ensino: entre meados de dezembro e começo de janeiro,

🟡 Efetivação da matrícula na rede estadual de ensino: no final de janeiro.

Como fazer Matrícula Goiânia 2021 Rede Municipal?

Para realizar o cadastramento escolar online na rede municipal de ensino da cidade de Goiânia neste ano de 2021, os pais ou responsáveis legais do estudante devem acessar o portal E-Matrícula, desenvolvido pela Prefeitura de Goiânia.

A tela inicial do E-Matrícula é a seguinte:

site e-matricula

Perceba que há várias opções de botões com cores e funcionalidades diferentes.

O botão vermelho, escrito “cadastro antecipado”, é o que nos interessa, uma vez que é através dele que você realizará o pré-cadastro.

1- Clicando sobre o botão vermelho “cadastro antecipado”, uma notificação aparecerá na tela, dizendo “atenção: o cadastro antecipado do candidato não é garantia de vaga! Deseja continuar?”.

2- Simplesmente aperte em “ok” e você será redirecionado para a página de cadastro.

3- Na tela de cadastro, a primeira coisa que você deverá informar é se o aluno está ou não matriculado na Rede Municipal de Ensino. Se sim, não há razão para você realizar o cadastramento, uma vez que ele é destinado a novos alunos.

acesso site e-matricula goiania

4- Apertando em “Não”, você poderá, enfim, realizar o cadastro do novo estudante.

cadastro aluno goiania

5- Simplesmente clique em cada uma das lacunas brancas e preencha-as com as respectivas informações solicitadas. Ao término, simplesmente desça a página e aperte em “gravar candidato”, indicado na imagem abaixo.

cadastro de aluno goiania

6- Feito isso, agora é hora de realizar a pré-matrícula. Volte para a tela inicial do Portal E-Matrícula, desça a página e em vez de clicar no botão vermelho, clique no botão roxo, “pré-matrícula CMEI”, caso deseje inscrever seu filho em uma creche, ou no botão laranja, “pré-matrícula escola”, caso queira inscrevê-lo no ensino fundamental.

pré-matrícula goiania

7- Clicando em “pré-matrícula escola”, por exemplo, você será redirecionado para a página na qual fará a solicitação de vaga em uma das escolas que informar no formulário a ser preenchido,

8- Simplesmente preencha tudo o que for solicitado, desça a página e confirme sua pré-matrícula.

O aluno será alocado, a depender da disponibilidade de vagas, em uma das três escolas informadas no ato do cadastro.

Em até três dias após a confirmação da vaga, os pais ou responsáveis deverão comparecer presencialmente na escola em questão para oficializar a matrícula, entregando a documentação exigida.

Como fazer Matrícula Goiânia 2021 Rede Estadual?

Já para inscrições na Rede Estadual de ensino, é preciso que os pais ou responsáveis pelo estudante acesse o Portal Matrícula, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás (SEDUC-GO).

Em época de inscrições, o portal será atualizado, com uma parte dele reservada às novas inscrições. Esse período é geralmente entre a metade de dezembro e o começo de janeiro.

1- Clicando no botão de inscrições, no período de solicitação de novas vagas, você será redirecionado para a seguinte página:

matricula goiania rede estadual

2- Nela, você precisará responder totalmente o formulário. Em determinado momento, você também precisará selecionar três escolas. O estudante será alocado em uma das três, a depender da quantidade de vagas.

escolha de escola rede estadual

3- Ao terminar de preencher todas as informações, com muita atenção, simplesmente desça a página e aperte no botão “salvar”, indicado na imagem abaixo.

matrícula aluno goiania

Após a análise dos dados pela SEDUC, o aluno será alocado em uma das três escolas informadas no formulário que você acabou de preencher.

Em janeiro, geralmente no final dele, os pais ou responsáveis pelo aluno deverão ir diretamente na escola para a qual ele foi selecionado a fim de entregar a documentação e oficializar a matrícula.

Comente