Início » Nordeste » Matrícula João Pessoa 2021 – Como fazer para Rede Estadual e Municipal

Matrícula João Pessoa 2021 – Como fazer para Rede Estadual e Municipal

Muitos serviços podem ser agilizados pelo uso da internet e um deles está diretamente ligado com a vida escolar dos seus filhos, sabia?

Hoje, não só enxergamos possibilidades dentro de salas de aula, mas também nos processos que anteriormente eram muito burocráticos, como o caso da matrícula.

Hoje, vamos lhe ajudar a entender mais sobre a Matrícula João Pessoa 2021, como fazer a inscrição, os documentos, prazos e outras informações necessárias.

Como funciona Matrícula João Pessoa 2021?

Já se foi o tempo em que era preciso passar horas em uma fila em frente à instituição de ensino para realizar o processo de matrícula do filho e ter certeza de que ele teria sua vaga no próximo ano letivo.

professora dando auxílio à aluna

Isso foi alterado com o auxílio da tecnologia que proporcionou a criação de portais que permitem o acesso dos pais ou filhos para realizar a matrícula da própria casa.

Falando especificamente da Matrícula João Pessoa 2021, isso é permitido para todos os alunos, de qualquer ano, do Ensino Fundamental e Ensino Médio, além do EJA (Educação para Jovens e Adultos).

Como fazer Matrícula João Pessoa 2021?

aluno concentrado na aula

Para aproveitar essa tecnologia, veja o passo a passo para fazer a Matrícula João Pessoa 2021 para rede estadual e rede municipal de ensino, pois os processos são distintos.

Rede Estadual

A rede estadual de ensino na cidade de João Pessoa tem sua matrícula disponibilizada pela internet em 2021!

O processo de matrícula é feito por meio do site da Secretaria da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba, porém somente aparece a opção em um período específico do ano (aquele momento determinado pela própria Secretaria).

No site, você preenche uma espécie de “pré-matrícula”, um cadastro virtual que mostra o seu interesse por uma vaga em uma das escolas estaduais de João Pessoa. Note que dados pessoais serão solicitados, assim como a definição da série e instituição.

Certifique-se de preencher tudo corretamente antes de enviar seu cadastro.

A matrícula João Pessoa 2021 em si acontece quando os pais ou filhos (se maiores de idade) se dirigem até a instituição de ensino com a documentação solicitada para comprovar os dados enviados pela internet.

Quando isso ocorrer, a matrícula é formalmente feita.

Nesse dia presencial na instituição, esteja acompanhado pelos seguintes documentos:

✔️ RG e CPF do aluno,

✔️ Certidão de nascimento do aluno (somente se o aluno não possuir outros documentos de identificação),

✔️ RG e CPF dos responsáveis legais (se o estudante for menor de idade),

✔️ Certificado de reservista (para homens),

✔️ Foto 3×4,

✔️ Comprovante de residência atualizado,

✔️ Histórico escolar ou certificado de conclusão emitido pela secretaria da escola.

Em João Pessoa, existem um pouco mais de 53 instituições da rede estadual com uma oferta de vagas que pode chegar a mais de 45 mil.

Rede Municipal

A rede municipal de ensino de João Pessoa não tem sua matrícula 2021 feita pela internet, então você já sabe do procedimento: ir até a escola, aguentar possíveis filas e conseguir uma vaga.

fila de pais para matrícula

Esse processo mais demorado também deverá ser feito por pais que desejam matricular seus filhos nas creches municipais.

No dia da matrícula, esteja com os documentos abaixo:

✔️ Fotos 3×4 do aluno,documento icon

✔️ Carteirinha de vacinação (para alunos de Centros de Referência em Educação Infantil – Creis),

✔️ Comprovante de residência atualizado,

✔️ Histórico escolar,

✔️ RG e CPF do aluno,

✔️ RG e CPF dos pais/responsáveis legais,

✔️ Certidão de nascimento (se o aluno não possuir RG e CPF).

São mais de 90 escolas e 85 creches em tempo integral da rede municipal na cidade de João Pessoa, onde podem oferecer em 2021 mais de 60 mil vagas.

A divulgação oficial de vagas disponíveis e até mesmo do calendário de inscrições será feito em breve. Fique de olho na instituição ou no site da secretaria de educação da cidade!

Comente