Início » Sudeste » Matrícula RJ 2021 – Requisitos, Calendário, Documentos e Como Fazer?

Matrícula RJ 2021 – Requisitos, Calendário, Documentos e Como Fazer?

Quem é do município do Rio de Janeiro tem a praticidade de poder realizar a inscrição na rede pública municipal e estadual de ensino, desde a educação infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até a modalidade EJA, destinada a jovens e adultos que ainda não terminaram alguma das etapas da vida escolar.

Se você é carioca e deseja saber tudo sobre o processo de inscrição e matrícula neste ano de 2021, você não pode perder este guia completo que preparamos para você.

Confira e tire todas as suas dúvidas!

Requisitos para Matrícula RJ 2021

matrícula online

A matrícula, independente da modalidade de ensino, deve ser sempre realizada pelos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente, com exceção, obviamente, daqueles que já forem maiores de idade e desejam cadastrar-se na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A modalidade de ensino na qual o aluno deverá ser matriculado dependerá da idade dele e da educação que recebeu até então.

No Brasil, são quatro as modalidades básicas de ensino, fora, é claro, o ensino superior. Confira cada uma delas a seguir, com suas respectivas faixas etárias.

🟡 Educação Infantil: crianças entre 0 e 3 anos (creche) e 4 e 5 anos (pré-escola),

🟡 Ensino Fundamental: crianças a partir de 6 anos completos ou crianças que vão completar 6 anos até o meio do ano em questão (convém informar-se diretamente com a escola),

🟡 Ensino Médio: jovens, geralmente entre 15 e 18 anos, que terminaram o ensino fundamental,

🟡 Educação de Jovens e Adultos (EJA): destinada a jovens e adultos entre 15 e 18 anos que ainda não completaram o ensino fundamental e a cidadãos a partir de 18 anos que não completarem o ensino médio.

Documentos necessários

Os documentos necessários, por sua vez, variam muito de escola para escola, já que determinada instituição pode exigir alguma documentação especial.

documentos necessários para matrícula

Porém, alguns documentos são sempre requisitados, como veremos a seguir.

Para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental, os documentos exigidos pelas escolas para o cadastramento e para a matrícula são os seguintes:

✔️ Certidão de nascimento da criança (original e cópia),

✔️ Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz, telefone etc., original e cópia),

✔️ Comprovante de escolaridade da criança, em caso de transferência para a rede pública ou retorno aos estudos (como no caso da modalidade EJA),

✔️ Documentos de identificação dos pais ou responsáveis que irão realizar a matrícula.

Já para o Ensino Médio, exige-se, geralmente, os documentos abaixo:

✔️ Carteira de Identidade do estudante (RG),

✔️ Cadastro de Pessoas Físicas do estudante (CPF),

✔️ Comprovante de endereço atualizado (conta de água, luz, telefone etc.),

✔️ Certificado de Conclusão de Ensino Fundamental Anos Iniciais do estudante,

✔️ Documentos de identificação dos pais ou responsáveis que irão realizar a matrícula.

Calendário Matrícula RJ 2021

Nem a prefeitura do Rio de Janeiro, nem a Secretaria de Educação do Governo do Rio de Janeiro divulgaram o calendário de matrícula para o ano de 2021.calendário icon

Recomendamos que você acesse com frequência tanto o site da prefeitura quanto o do governo do estado para manter-se atualizado em relação à divulgação das datas de matrícula.

Outra opção, ainda mais recomendada, é a de acessar o site da Matricula Carioca, desenvolvida pela própria prefeitura do município do Rio, site que reúne informações sobre todo o processo, sendo inclusive possível realizar a inscrição através dele.

Como fazer Matrícula Educação Infantil e Ensino Fundamental 2021?

No município do Rio de Janeiro, é muito mais simples realizar a inscrição de crianças para a educação infantil e para o ensino médio.

Isso porque a prefeitura do Rio criou a plataforma Matricula.rio, que permite realizar-se a inscrição para ambas as modalidades com poucos cliques.

A página inicial da plataforma é a seguinte:

matrícula carioca

O site ainda não foi atualizado, de modo que as datas muito possivelmente não serão exatamente as mesmas para esse ano de 2021.

Porém, você já pode ir familiarizando-se com a plataforma para, no dia em que as matrículas forem abertas, você já saber navegar nele com mais facilidade.

Perceba que, no menu superior, há um botão chamado “fazer inscrição”. indicando na imagem abaixo pela seta vermelha.

inscrição matrícula rj

É através dele que você poderá, em período de matrículas, realizar a inscrição de seu filho em alguma das modalidades de ensino.

Como fazer Matrícula Ensino Médio, Técnico e EJA 2021?

Já para realizar a inscrição nas escolas da rede estadual de ensino, é preciso acessar outro site: o portal Matricula Fácil, desenvolvido e disponibilizado pelo governo do estado.

O também não foi atualizado para a edição de 2021 ainda, mas você também já pode navegar nele para ir se ambientando.

Veja como o site Matricula Fácil parece:

matrícula fácil rj

Descendo um pouco a página, você tem acesso a um menu em grade com diversas opções, como “altere a sua inscrição”, “faça a sua inscrição”, “consulte a sua inscrição” etc. Simplesmente clique sobre a opção deseja.

inscrição matrícula fácil rj

Clicando sobre “faça a sua inscrição”, por exemplo, você será redirecionado para um formulário.

como fazer matrícula rj

É preenchendo-o, com atenção, em época de matrícula, que você realizará a inscrição para garantir uma das vagas na rede estadual de ensino.

Comente