Início » Nordeste » Matrícula SP 2021 – Como Fazer e Prazos, Documentação e Requisitos

Matrícula SP 2021 – Como Fazer e Prazos, Documentação e Requisitos

O Estado de São Paulo disponibiliza um sistema informatizado que favorece o acesso a pais, responsáveis ou alunos quando se precisa realizar a matrícula para o próximo ano letivo.

A Matrícula SP 2021 serve justamente para garantir que o aluno consiga a tão desejada vaga, na escola que mais prefere. E vale frisar: há muita disputa, seja dentro da cidade de São Paulo, seja para todo o estado mais importante do país.

Aqui estão as informações que você precisa ter conhecimento para conseguir fazer sua Matrícula SP 2021.

Quem deve fazer a Matrícula SP 2021?

A Matrícula SP 2021 realizada de maneira online evita que os pais ou responsáveis passem por um longo período em filas em frente às escolas.

alunos em sala de aula

O sistema de Matrícula Fácil Online gera mais comodidade e facilidade na reserva de uma vaga na unidade de ensino – lembrando que certas escolas podem ter suas vagas rapidamente preenchidas, pois seu ensino de qualidade é muito mais procurado do que outras.

A Matrícula SP 2021 pode ser feita por responsáveis legais ou estudantes maiores de 18 anos pelo site oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, em qualquer escola da rede pública ou mesmo por algum polo do Poupatempo.

Como fazer a Matrícula SP 2021?

matrículas abertas

Para ser capaz de fazer a Matrícula SP 2021 e garantir sua vaga, decidimos compartilhar com vocês os passos corretos para não perder essa oportunidade:

Para estudantes já matriculados na rede pública

Para quem já tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, a atualização dos dados cadastrais, do estudante e a efetivação da matrícula podem ser feitos através dos canais a seguir:

🔷 Plataforma SED,

🔷 Aplicativo Minha Escola SP disponível para sistemas Android e iOS.

Para quem ainda não tem cadastro na Secretaria Escolar Digital, é necessário ir até a escola estadual e fazer a solicitação na secretaria quanto ao cadastramento como responsável e efetivar a matrícula.

Na escola, deve-se apresentar comprovante de endereço, RG ou certidão de nascimento do aluno.

Para estudantes matriculados em escola particular ou que não estão estudando em 2020 no Estado de São Paulo

Nestes dois casos, recomenda-se que você vá até a escola estadual mais próxima para realizar a sua inscrição, com comprovante de endereço e RG ou certidão de nascimento do estudante em mãos.

Calendário Matrícula SP 2021

O processo de Matrícula SP 2021 começa ainda no ano anterior!calendário icon

Se você (aluno) já possui matrícula em 2020 na rede estadual, pode garantir sua vaga para 2021 a partir de agosto de 2020.

Para quem não está matriculado na rede pública em 2020, o período de inscrição geralmente se inicia em outubro.

Perdeu o prazo de matrícula ou a vaga?

Não se desespere! A Matrícula SP 2021 pode permanecer aberta durante todo o ano letivo para qualquer pessoa interessada em ingressar na rede pública.

Para conseguir isso, basta que o responsável, os pais ou o próprio estudante (quando maior de idade), se dirija a qualquer escola pública ou nos postos do Poupatempo, munido dos documentos pessoais e comprovante de residência para a inscrição acontecer.

Perceba que toda escola da rede pública de ensino – tanto estadual quanto municipal – é um posto de atendimento e informação para que o seu ano letivo seja o melhor possível.

Dúvidas gerais sobre a Matrícula SP 2021

ponto de interrogação

1– Posso cancelar a inscrição e desistir da vaga, mesmo com a inscrição já feita?

Pode, sendo necessário comunicar à escola onde se inscreveu.

2– Existe a possibilidade de eu ser encaminhado para a rede estadual se eu fiz a inscrição de matrícula na rede municipal?

Sim. A ideia é que o estudante seja encaminhado para uma escola pública próxima de sua residência, independentemente de ser estadual ou municipal, desde que exista vaga para o tipo de ano/série pretendidos.

3– Onde posso consultar o resultado da Matrícula SP 2021?

O resultado da Matrícula SP 2021 estará disponível a partir de novembro de 2020 no site oficial da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo ou mesmo em qualquer escola pública.

4– Posso solicitar transferência após o período de matrícula antecipada?

Existirá um período apropriado para solicitar a transferência – com ou sem mudança de endereço – para todo estudante que se interessar pela mudança de escola.

Geralmente, o período compreender uma semana do final de novembro e começo de dezembro, além de a partir do início das aulas em 2021.

5– Posso perder minha vaga mesmo depois de matriculado?

Sim, mesmo com ela efetivada se você não comparecer às aulas no prazo de quinze dias consecutivos após sua matrícula, sem apresentar justificativas para as ausências.

Comente